O peixe não é um símbolo cristão por causa dos discípulos que eram pescadores, nem porque Jesus multiplicou os pães e os peixes, nem porque Pedro pegou a moeda na boca do peixe.
O peixe foi um símbolo muito importante na vida dos primeiros cristãos. Surgiu na época da formação das primeiras comunidades cristãs. Quando se deu o ínicio das perseguições aos cristãos pelo Império Romano e outras religiões da época, que tinham o intuito de acabar com o cristianismo. Mas os seguidores de Jesus Cristo não cederam as ameaças, mesmo estando sempre sobre constantes perseguições, pressões e geralmente risco de vida, eles continuaram a confessar sua fé em Cristo, reunindo-se, ensinando e vivendo os mandamentos que Jesus havia dito.Devido as constantes perseguições, e morte de muitos cristãos, essas pessoas necessitavam, de um símbolo que identificasse sua fé, sem coloca-los em perigo, criando assim O PEIXE, usando como um sinal secreto de fé. Este símbolo foi escolhido porque a palavra peixe em grego, é um acróstico ( são formas textuais onde a primeira letra de cada frase ou verso formam uma palavra ou frase ) que forma assim uma frase que é uma confissão de fé. O nome em grego ICHTHUS ou ICHTHYS. Iesus CHristus THeos Yios Soter, que em português que dizer: Jesus Cristo Deus Filho Salvador.
Iesus ****** Jesus
CHristus ****** Cristo
THeos ****** Deus
Yios ****** Filho
Soter ****** Salvador
Assim, para que um cristão identificasse um outro cristão, ele desenhava um arco na areia. Se a outra pessoa era cristã, desenhava o arco ao contrario, formando assim, o desenho de um peixe, assim sabendo então que os dois eram cristão. Com o passar dos anos a figura de um peixe, associou-se ao cristianismo.Esta foi a maneira que os cristãos daquela época utilizaram para continuar se encontrando, testemunhando e proclamando a fé que eles tinham em Jesus Cristo e resistindo as perseguições do Império Romano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário