Tradutor online

sábado, 10 de maio de 2008

Mãe - A Rainha do Lar


Mãe - A Rainha do Lar

Escrito por Ap. Jota Moura



"Há uma mulher que tem algo de Deus pela grandeza do seu amor, e muito de anjo pela sua incansável solicitude ... mulher que enquanto viva não sabemos estimar, porque ao seu lado todas as dores são esquecidas, mas, depois de morta, daríamos tudo o que somos e podemos ter, para vê-Ia, um só instante..." Estas palavras do escritor chileno Ramon Angel Jara, expressam um pouco daqueles sentimentos profundos que palpitam em nós, quando pensamos em nossas mães. Como é comemorado o "Dia das Mães"no segundo domingo de maio, vamos pensar, de modo especial,no que elas são para nós e também no que podemos fazer por elas. Esta data desperta muita emoção. Se temos nossa mãe viva, sentimos uma emoção de alegria, um conforto íntimo. Se, no entanto, já deixou este mundo, o tema evocará sua memória e,na nossa saudade,renderemos graças a Deus por ela. Alguém é, ou foi, nossa mãe. Se não podemos, neste dia, abraçar essa pessoa ou mandar-lhe uma carta,paremos um pouquinho e evoquemos a sua memória benfazeja: “ Levantam-se seus filhos e lhe chamam ditosa, seu marido a louva dizendo: muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas”.(Pv 31.28,29)

1. O DECANTADO AMOR DE MÃE

1) O amor de Mãe é a mais alta expressão do amor humano - Não ignoramos que muitos homens e mulheres têm amado a Deus com profundidade e fervor,mas, o que queremos dizer é que as mães amam como poucos sabem fazer.No mundo inteiro, entre todos os povos e raças, o amor de mãe é o mesmo.Independe da instrução, as mães iletradas amam tanto quanto aquelas cheias de saber. Independe de recursos financeiros, da posição social e de quaisquer outras circunstâncias.

2) O Amor de Mãe é Puro - Chamo de amor puro, o amor desinteressado, amor por amor. É o amor que faz o bem a outrem sem perguntar "por quanto", " por que ", "para que", ou “até quando” . É o amor sem qualquer mistura de pensamento interesseiro.

3) O Amor de Mãe Nunca Cessa - Até que idade a mãe ama seu filho? A mãe, enquanto viva, é a mesma em amor e ternura para com o seu filho. Se a mãe jovem muito ama o seu filho, o amor da mãe idosa não é menor. Elas amam em todas as idades. Amam quando o filho é carinhoso e, não cessam de amar, mesmo quando o filho as despreza e se revela perverso e ingrato. Quantos filhos que, depois de terem magoado o coração de suas mães com desobediência e desprezo ficam impressionados por verificarem que elas não mudaram em nada. Foram sempre as mesmas no amor e carinho.

4) O Amor de Mãe se Expressa - O amor de mãe é profundo no coração e grande nos atos. Não é sentimento que se perde na alma, mas se expressa na vida. É amor que tem mil maneiras de se revelar. Ora é um carinho,ora um sorriso, ora o sacrifício da própria vida na defesa do filho. É o amor que o filho vê, dia e noite, de muitas formas e expresso também em linguagem.

2 . O QUE FAZ A MÃE POR SEUS FILHOS

1) Fonte de boas dádivas - Muitas coisas que os filhos recebem de suas mães são passageiras. Porém muitas são permanentes em suas vidas.Uma mãe consciente e responsável, à semelhaça de Deus só fará coisas que são boas para seus filhos.(Tg 1.17).

2) Orientadora para o bom caminho - Cada vida, como um barquinho em movimento, segue, um rumo, queiramos ou não. As mães norteiam este barquinho nos anos mais decisivos.Elas são os pilotos que indicam aos seus filhos o caminho a seguir. ( Jo 14.6 )

3) Mestra da primeira hora - A primeira mestra de nossa vida foi nossa mãe. Ela ensina ao filho aquela sabedoria que não existe nos livros e que não tem nome entre as ciências humanas. Ela é que dá ao filho o nome das coisas, os conceitos e os padrões. É porisso que o sábio Salomão diz:"Não deixes a instrução de tua mãe..." (Pv 6.20b). Há filhos que desprezam suas mães por não terem elas nenhum conhecimento de filosofia, psicologia,sociologia, etc. Porém, esquecem-se de que elas têm um ensinamento inato e universal que encerra a profunda sabedoria humana. Elas entendem um olhar, um gemido ou um sorriso, muito melhor que qualquer outra pessoa.

4) A Rainha do Lar - É num lar bem organizado que se exercita a vontade e se aprende o amor ao trabalho. É num lar de paz que surgem as grandes inspirações. É no lar onde se pode sonhar que surgem os grandes ideais. É no lar aconchegante que nasce o otimismo e a alegria de viver e se modelar o caráter equilibrado. Quem é que cria a atmosfera do lar? Ao menos em grande parte é a mãe. Ela cria aquela ambiência salutar e torna-se o apoio para todos, plasmando as vidas dos seus filhos segundo os princípios que ela própria aceitou para si mesma. Demos graças a Deus por nossas mães. são anjos que a misericórdia divina colocou em nosso caminho.

3. O QUE DEVEMOS ÀS NOSSAS MÃES

1) Cuidado - O que é feito por amor, não tem preço. Jamais poderemos pagar o que nossas mães fizeram por nós. Contudo, há uma retribuição que eIas esperam receber: nosso cuidado e assistência quando de nós necessitem!

2) Amor - Elas desejam ser amadas por seus filhos. Não desejam presentes dispendiosos, nem sacrifícios, mas aquela demonstração espontânea de que nós as amamos. Há muitas maneiras,de expressar o nosso amor à nossa mãe, dada a sua grande bondade. Através de um abraço,de uma atenção especial, de uma carta. Mesmo que os filhos não mandem presentes às suas mães, podem honrá-Ias e alegrá-Ias com expresões de carinho, de gratidão e de reconhecimento, não só no Dia das Mães, mas em outras oportunidades, como em seu aniversário, ou no ano novo.

3) Honra - A Bíblia diz: "honra a teu pai e tua mãe que é o primeiro mandamento com promessa" (Ef 6.2). Como podemos honrar nossa mãe? É vivendo uma vida que leve as pessoas com quem convivemos a bendizerem o nome dela. Nossas mães são honradas quando nossos atos são aprovados por trazerem benefícios a outrem. Miguel Couto, o grande médico e cientista brasileiro, certa vez, quando recebia uma homenagem, desceu do palco e se dirigiu a um canto da platéia e de lá trouxe a sua mãe humilde e já velhinha. O auditório entendeu logo o que ele pretendia e o aplaudiu calorosamente. Depois disse, abraçando sua mae: "Toda a honra dêem a ela". Foi uma comoção geral.

4) Reconhecimento - Tomaz Édison disse: “Minha mãe fêz-me o que sou". Quantos filhos há que nunca reconhecem o que suas mães fizeram por eles. Jamais se lembram das vigílias à beira do seu leito, quando estiveram doentes; das noites mal-dormidas pensando neles. Isto para não falar dos longos anos de cuidados, sustento e aconchego. Muitas mães hoje estão com as faces enrugadas, olhos fundos, cabelos brancos, como marcas da luta diuturna em favor de seus filhos. Mostremos-lhes o nosso reconhecimento carinhoso. Isto alegrará sobremaneira o seu coração e honrará ao Criador que ordenou: “Honra... a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o senhor teu Deus te dá”. (Ex 20.12).



Nenhum comentário: